terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Como escolher o seu Filtro Solar

Conforme prometido, mas com alguns dias de atraso, vamos falar sobre a escolha do produto mais adequada a sua necessidade.

Primeiro, acho que seria legal entendermos o conceito da coisa, por exemplo, o que significa FPS? Trata-se de uma sigla para Fator de Proteção Solar, mas o que vem a ser isso na pratica?

E fundamental que você entenda este conceito, pois e esta definição que vai auxiliar na escolha do produto mais adequado a você.

Grosso modo, FPS e um índice que determina o tempo que o ser humano pode permanecer exposto ao sol sem ocasionar nenhum dano, nem mesmo um leve eritema (aquela vermelhidão característica de quem abusou do sol). Sabe-se que o tempo Maximo desta exposição e de dez minutos, então, podemos escolher nosso fator de proteção a partir do tempo que ficaremos expostos diretos ou indiretamente ao sol, assim:

FPS= dose eritematica mínima da pele protegida com filtro solar (em minutos)

dose eritematica mínima da pele desprotegida (em minutos)

Então, se pretendo expor-me ao sol por 1 hora, (sessenta minutos) e sabendo que a partir de 10 minutos sem proteção estou exposta aos efeitos nocivos da radiação, basta dividir 60 minutos por 10 minutos e chego a conclusão que preciso de um FPS mínimo de 6. A partir de 61 minutos você já esta correndo o risco de ficar com a pele avermelhada.

Nenhum filtro solar garante 100% de proteção, mas um FPS 15, já garante 92% de proteção a medida que permite 150 minutos de exposição direta ao sol. Por isso convencionou-se dizer que filtro alem de 15 e desperdício de dinheiro. Isso não e verdade, porque ate aqui estamos falando genericamente levando em conta uma pele de foto sensibilidade normal. Ocorre que podemos classificar esta foto sensibilidade em uma escala de 0 a 6. Este calculo, também não leva em conta o tipo de proteção que o produto oferece. Muitos produtos no mercado protegem somente dos raios UVB, ou seja, você esta protegido dos danos mais graves, do risco de queimaduras e câncer, por exemplo, mas não havendo bloqueio simultâneo dos raios UVA você não estará protegida do foto envelhecimento, ou seja, do envelhecimento precoce e irreversível da pele.

Para saber seu grau de foto sensibilidade, consulte a tabela abaixo:

Tipo de Pele

Sensibilidade ao Sol

Características

FPS Recomendado

0

Hiper Sensível

Albino-Não pode se expor a Sol

I

Muito Sensível

Branca-Nunca bronzeia-Ruivos

FPS 20 ou +

II

Sensível

Branca - Bronzeia com Dificuldade-Loira

FPS 15 ou +

III

Normal

Branca-Bronzeia Moderadamente-Moreno

FPS 10 ou +

IV

Normal

Morena Clara-Bronzeia Fácil - Latinos

FPS 10 ou +

V

Normal

Morena- Bronzeia muito fácil-Arabes

FPS 10 ou +

VI

Normal

Negra – Bronzeia facilmente - Negros

FPS 10 ou +

Percebe que sempre tem um + ao lado do FPS. E ai que entra a conta do período de exposição. Ou seja, se você como eu ‘e latina, sabe que precisa de FPS mínimo de 10. Se pretende expor-se ao sol por uma hora, a conta e simples:

Partindo do FPS mínimo de 10 indicado a sua pele, se você acrescentar um fator 6, multiplicado por 10 minutos (mínimo de exposição sem proteção) você terá que aplicar um filtro de FPS mínimo 16 (10 indicado para sua pele + 6 referente a uma hora de exposição ao sol).

Agora se sua intenção for permanecer por 2 horas, FPS 15 já não será suficiente, neste caso você tem que utilizar um fator mínimo de 22, 10 sendo o mínimo para seu tipo de pele mais 12 pelo tempo de exposição.

Os produtos disponíveis no mercado, vão em uma escala de 4 a 100, entretanto as opções são limitadas a fatores pré determinados. Você encontra, por exemplo, FPS 4, 8, 15, 20, 25, 40, 45, 50, 60 ou 100. Como você não vai ter o 16, ou o 22, você terá que arredondar para mais, ou seja, utilizar o 20 no caso de permanecer por 1 hora ou menos e o 25 para ficar por 2 horas ou menos.

Fácil não e?

Importante lembrar que aqueles produtos disponíveis na farmácia, excelentes para uso na praia ou piscina não podem de modo algum ser utilizado na pele do rosto. Já ouvi esteticistas famosas alegando que a pele e toda igual. Para vocês verem que fama não e sinônimo de competência e conhecimento.

A pele do rosto tem sim uma composição diferenciada, com presença maior ou menor de glândulas sebáceas, por exemplo, com camada córnea mais espessa ou mais fina. A base utilizada para os produtos corporais e muito pesada e não deve ser aplicada sobre o rosto sob pena de causar diversos problemas inclusive favorecendo o aparecimento de comedoes, acne, e muitos outros incômodos.

Hoje em dia e possível encontrar muitos protetores específicos para a pele do rosto, ate mesmo em cosméticos do dia a dia como hidratantes e bases. Mas atenção redobrada se optar por esses produtos. O FPS precisa ser alto já que será para uma exposição de grande período. Alem disso deve garantir proteção UVA também.

E quanto a quantidade, reaplicação, cuidados pos-exposicao? Isso fica para a próxima semana.

Aproveite para mandar suas duvidas, comentários ou sugestões.

Bom Verão,

Claudia

Nenhum comentário:

Postar um comentário